-
Arquitetos: Pardo
- Área: 50 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:José Campos
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa das Nogueiras ocupa uma antiga construção em pedra, virada para a eira e com vista para o mar, utilizada anteriormente como sequeiro e agora reabilitada para habitação. A Poente, a fachada e o muro contíguo conformam o limite entre o terreno e o caminho adjacente e a Nascente localiza-se a entrada principal sob a ramada.
O projeto teve como ponto de partida as paredes limítrofes pré-existentes, às quais se adicionou a estrutura do 1º piso e um volume multifuncional afastado das paredes que participa de todos os espaços.
O programa desenvolve-se em dois pisos, sendo o piso térreo ocupado pelas áreas comuns, com pé-direito duplo na zona de estar e entrada e o 1º piso acolhe as áreas privadas.
A organização da casa faz-se através do volume central que combina várias funções: armário de apoio à cozinha, móvel da zona de estar, quarto de banho no interior, suporte para a escada, mezzanine no topo e ainda armário para o quarto.
Pelo tamanho reduzido da habitação optou-se por condensar os espaços secundários permitindo que as áreas principais se relacionem num espaço amplo, versátil e de livre circulação e ocupação.
A madeira é o elemento estrutural, a partir do qual se construíram o piso superior, o volume central e a parede que delimita o quarto. Através de um sistema de lâminas articuladas, é possível encerrar e abrir o quarto, garantindo a relação visual com os outros espaços e a permeabilidade da luz, que varia em função das diferentes posições das lâminas.
O revestimento usado é o contraplacado de bétula, envernizado ou pintado com velatura branca e o pavimento térreo é em betonilha afagada, enfatizando o ambiente neutro e a luminosidade do espaço.